Amamentar, chorar e amar

Amamentei e não foi fácil. Persisti por saber que era um dever para com a saúde do meu pequeno, mas não nego que inúmeras vezes pensei em desistir. Mais para a frente, a amamentação tem seus momentos lindos e inspiradores, que de fato ampliam o vínculo entre mãe e filho. Mas também é preciso dizer que ela exige muito da mãe, que já está super envolvida com milhões de outros desdobramentos que a maternidade traz.

Tantas vezes acordei exausta para amamentar! Teria sido mais simples para mim se pudesse ter pedido ao meu esposo que alimentasse nosso filho com a mamadeira durante algumas dessas noites. Acho importante essa coisa de romantizar a amamentação e mostra-la atrativa para as mães, mas vejo que muitos espaços que deveriam compartilhar informação só fazem florear a prática, e aí quando a nova mamãe tenta amamentar o pequeno descobre que não é lá aquele conto de fadas que contaram para ela e desiste prematuramente.

Quase nenhuma mulher sabe que vai doer, que vai rachar o mamilo e que pode até sangrar. Quase nenhuma de nós sabe que esse desconforto vem no comecinho, mas que vai passar. Quase nenhuma de nós sabe que é o estímulo da tentativa que aumenta o fluxo. Quase nenhuma de nós sabe que o recém-nascido passa boa parte do tempo em que está acordado mamando mesmo, independente de você estar super cansada.

Descobri isso e muitas outras coisas meio que na hora "H". Chorei litros, me descabelei, mas tive a sorte de ter família e médicos que foram bem claros comigo e que me disseram que não existia essa de eu não ter leite, que deveria persistir, pois a quantidade iria aumentando gradativamente. Que era normal rachar o bico, mas que me passaram um tratamento à base de lanolina pura que foi bacana e aliviou meu desconforto. No início, o fluxo do leite era pequeno mesmo e eu achava que meu bebê passaria fome. Mas eles mostraram que era o suficiente naquele momento. Tinha que ter paciência. E foi dando certo.

O que eu descobri tem pouco tempo é que os desafios da maternidade nunca cessam e que amamentar é o menor deles. Você conclui uma etapa e acha que a partir dali vai ser mais fácil. Que nada. Não para nunca. O reconfortante é que é um aperreio que você nunca quer ver cessar de fato. Só olhar aquele rostinho lindo agrega sentido em tudo! Vale cada estria, peito caído e fio de cabelo branco, embora seja importante que se diga: existe muita dificuldade (muita mesmo!) por trás das fotos felizes de nenéns no Instagram. Sabe aquele conto de fadas em que todos vivem felizes para sempre? Não espere por um.

Comentários

Postagens mais visitadas